O que é o Dolby Atmos? Como ouvir além do cinema
Salas de concerto e cinemas; saiba o que é o Dolby Atmos e como funciona para aproveitar essa tecnologia em sua casa
Por Leandro Kovacs *
Concorrente do DTS: X, é encontrado em tudo, desde os maiores cinemas comerciais até os menores home theaters. Veja abaixo, o que é o Dolby Atmos e como funciona essa tecnologia que promete uma experiência diferenciada para os ouvintes. O que é necessário para ter em sua casa a alta tecnologia de som?
O que é o Dolby Atmos?
Dolby Atmos é um formato de som surround popular, um concorrente do DTS: X, sendo encontrado em quase tudo, desde os maiores cinemas comerciais até os menores home theaters.
O formato “imersivo” também é usado como uma nova maneira de experimentar músicas de compositores famosos como os Beatles em telefones celulares e alto-falantes.
Embora a maior mudança em relação aos formatos anteriores seja a adição de canais de altura, as trilhas sonoras do Atmos funcionam com um sistema de cinco alto-falantes e subwoofer (5.1) ou quantos alto-falantes o usuário tiver.
Como funciona o Dolby Atmos
O Dolby Atmos supera a colocação de sons em faixa de canais simplesmente. A tecnologia não trata o áudio como algo a ser colocado na “faixa de canal” da caixa direita, por exemplo. O Atmos, em sua maioria, não usa canais. Em vez disso, boa parte dos sons é tratada como “objetos”.
Em vez de atribuir um som a um canal, consequentemente, a um alto-falante, o Atmos permite que os diretores de cinema atribuam um som a um local. Não “alto-falante surround esquerdo”, mas “canto traseiro esquerdo”.
Indo mais além, não “panorâmico da caixa acústica esquerda para a caixa acústica direita”, mas “panoramização suave pela parede traseira”. Isso não só dá maior flexibilidade, mas também melhora a experiência no cinema e, potencialmente, em casa.
Dolby Atmos ao alcance do usuário
Os cinemas são ótimos e tal, mas a maioria dos usuários assiste filmes em casa. O Atmos não trata mais apenas de home theaters, já que a Dolby vem modificando o formato para música também.
A Tidal e Amazon Music, entre outros, oferecem uma seleção de títulos que foram remixados no Atmos, e junto com o áudio 360 Reality da Sony, o número de faixas além do estéreo só está crescendo.
Para permitir que os usuários de dispositivos móveis experimentem música e filmes com Atmos, muitos dispositivos têm uma versão da tecnologia chamada Dolby Atmos para fones de ouvido. Embora sejam apenas estéreo, eles foram projetados para simular os efeitos Atmos com qualquer fone de ouvido.
Resumindo tudo
Trocando em miúdos, sim, se quiser aproveitar as vantagens do verdadeiro ambiente com Atmos, precisará de um novo equipamento. Fique tranquilo, o Dolby Digital ainda é o padrão para tudo, então não é necessária uma atualização desesperada. Caso não esteja interessado no Atmos, seu equipamento ainda funcionará muito bem.
Com informação: Dolby.
* Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.
Texto reproduzido do site: tecnoblog net
Nenhum comentário:
Postar um comentário