Publicado originalmente no site FILMSPOT, em 31 de dezembro de 2023
"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
Cinema analógico em 2023: um bom ano para filmar com película
No espaço de um ano, Portugal conheceu 34 estreias de filmes rodados em película. Mas a preferência pelo suporte analógico extravasou o circuito comercial de cinema.
Mais um ciclo de doze meses à volta do Sol, mais uma temporada de debates sobre os prós e contras de fazer cinema em película ou em digital, mas um ano onde não faltaram propostas de filmes rodados em suportes analógicos.
Retomando uma tradição do Síndrome do Vinagre, destacamos os pontos altos das 34 estreias cinematográficas em Portugal - de curta ou longa-metragem - rodadas, inteira ou parcialmente, em película. Uma lista de que fazem parte Damien Chazelle e o seu "Babylon", M. Night Shyamalan com "Batem à Porta", a dupla portuguesa João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata que usou película em 16mm para registar as suas recordações de "Os Verdes Anos", ou o islandês Hlynur Pálmason em "Terra de Deus", entre outros nomes habituados ao suporte analógico como Martin Scorsese, ou Wes Anderson.
A diversidade de cineastas que optam por esta solução inclui nomes mais ou menos notórios e um leque alargado de géneros, orçamentos e origem geográfica. No seu todo sugere a conclusão de que o cinema filmado em película, nos dias que correm, continua a não se cingir a modas de nostalgia estética, caprichos autorais, ou pormenores de produção. O analógico é, pura e simplesmente, mais uma ferramenta à disposição dos realizadores e paralela aos suportes digitais de captação de imagem.
Nesta reflexão, importa sublinhar que 2023 não foi um ano particularmente cimeiro para os grandes formatos analógicos; nesse âmbito, somente "Oppenheimer", rodado em 65mm, foi digno representante de uma prática que, de há uma década a esta parte, tem sido recuperada pelo cinema norte-americano.
Contudo, os impressionantes números de bilheteira de projeções em 70mm do filme de Christopher Nolan, a "ampliação" para este suporte de títulos como "Babylon", ou a curiosa decisão de adaptar filmes digitais, como "Napoleão" e "Rebel Moon: Part One – A Child of Fire", às máquinas de projeção em 70mm, fazem antever, do ponto de vista de cinema analógico, interessantes e otimistas transformações futuras na própria indústria de distribuição cinematográfica.
A jusante da produção cinematográfica, outras áreas de criação audiovisual – e, aqui, nem falamos de contextos sem representação comercial, mas profusos no uso da película, como o cinema experimental ou de curta-metragem – continuam a recorrer a suportes analógicos de rodagem.
Séries de televisão – um produto, diga-se, cada vez mais "cativo" do ambiente digital das plataformas de streaming – como "Swarm" (Amazon Prime), "The Idol" (HBO), "Winning Time: The Rise of the Lakers Dynasty" (HBO), ou o fenómeno de sucesso crítico "Succession", que em 2023 conheceu a última temporada, foram inteiramente registadas em película de 35mm.
Paralelamente, os videoclipes e a publicidade são genuínos viveiros de rodagem analógica (em abono deste argumento, basta consultar as listas de reprodução do canal de YouTube da Kodak, no lado dos clips musicais e comerciais).
No último ano, por exemplo, ficou na memória tanto o plano-sequência, filmado em 16mm com uma câmara Arriflex, que ilustra o tema 'What Was I Made For?', de Billie Eilish, composto para o filme "Barbie", como o facto de a marca de vestuário Nike ter concebido, em Lisboa, um "spot publicitário analógico" para as sapatilhas Air Max 86.
À primeira vista, o panorama revela-se favorável. Só nos próximos dois meses, Portugal contará com as estreias – todas rodadas em 35mm – de "Folhas Caídas" (11 de janeiro), "White Bird: A Wonder Story" (18 de janeiro), "Pobres Criaturas" (25 de janeiro), "Vidas Passadas" (8 de fevereiro) e "The Iron Claw" (22 de fevereiro), às quais se juntarão novos projetos assinados por alguns "indefetíveis da película" como Alice Rohrwacher ("La Chimera") Luca Guadagnino ("Challengers"), ou Robert Eggers ("Nosferatu").
Texto e imagem reproduzidos do site: filmspot pt
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