terça-feira, 19 de maio de 2020

O projecionista que segue apaixonado pelo velho romance do cinema

Image Turismo Buenos Aires

O projecionista que segue apaixonado pelo velho romance do cinema

Desde os 14 anos, Cosme Di Natale tem projetado sonhos em uma tela.

Carregando a bobina e colocando o filme no projetor de 35mm. O raio de luz iluminando partículas de pó a medida que a imagem atravessa o auditório. O contato físico com o filme. O papel do projecionista do cinema tradicional tem um romance plasmado em um próprio filme: o clássico "Cinema Paradiso" e segue tendo um encanto especial. Com o surgimento do filme digital, muito da profissão mudou, mas ainda há antigos que conservam o conhecimento dos cinemas do passado.

Um lugar icônico

O Cinema Gaumont é um lugar emblemático para a indústria cinematográfica argentina. Fundado em 1912, em frente a Praça do Congresso Nacional, o atual edifício racionalista foi inaugurado em 1942. Desde 2003, tem sido dirigido pelo Instituto Nacional de Cinema da Argentina (INCAA) e exibe quase que exclusivamente filmes argentinos, tanto de ficção como documentários. É o cinema onde se estreiam todos os filmes argentinos, o que permite um fácil acesso do público a grandes nomes em uma das maiores indústrias cinematográficas da América Latina. Cosme "El Tano" Di Natale começou como um dos projecionistas do cinema.

Um romance duradouro

El Tano começou a trabalhar em sua profissão aos 14 anos em um momento em que a luz para o projetor era produzida por uma lâmpada a arco voltaico. A tecnologia se desenvolveu muito, por mais que a maioria dos filmes no Gaumont sejam projetados digitalmente agora, alguns ainda chegam no antigo formato da bitola de 35mm. Também há festivais especializados no formato, então o cinema não está desmantelando o seu antigo projetor ainda. "Há um romantismo no trabalho tradicional," diz El Tano. "O digital é mais frio; é só apertar um botão enquanto que com o de 35mm você tem que preparar o filme, pegá-lo, montá-lo e projetá-lo e, para meu gosto é outra coisa, tem sua beleza, tem seus poros que são vistos na tela quando há uma boa luz. Há diretores que ainda preferem trabalhar com a bitola de 35mm assim que não desaparece como um todo."

A única profissão imaginável

O projecionista passa muito tempo no escuro, vendo os sonhos se iluminarem diante de uma tela. El Tano não podia imaginar fazendo outra coisa. "Para alguns é difícil trabalhar de noite, nos sábados, domingos, aniversários," diz. "Mas para os que gostam do cinema não existe outro trabalho. Além disso, o Gaumont é um espaço cultural muito especial onde unem todos os filmes argentinos e que abre a cabeça de muita gente."

Uma recomendação

Há muitos filmes argentinos para ver, um dos mais famosos a nível internacional, ganhador do Oscar é "O Segredos dos Seus Olhos", onde grande parte foi filmado em Buenos Aires. El Tano recomenda um produção recente. "Recomendaria a qualquer pessoa um documentário que se chama 'Un Cine en Concreto' que se trata de um apaixonado que faz um cinema em casa. O homem sempre era apaixonado pelo cinema e como é pedreiro, fabrica um cinema em casa." Talvez isto é para mostrar a paixão pelo cinema que El Tano também compartilha. "O cinema é um trabalho particular, que tem um sabor especial," afirma. "Eu falo que nunca trabalhei porque faço o que gosto."

Cinema Gaumont, Av. Rivadavia, 1635

Texto e imagem reproduzidos do site: turismo.buenosaires.gob.ar

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