Image Turismo Buenos Aires
O projecionista que segue apaixonado pelo velho romance do
cinema
Desde os 14 anos, Cosme Di Natale tem projetado sonhos em
uma tela.
Carregando a bobina e colocando o filme no projetor de 35mm.
O raio de luz iluminando partículas de pó a medida que a imagem atravessa o
auditório. O contato físico com o filme. O papel do projecionista do cinema
tradicional tem um romance plasmado em um próprio filme: o clássico
"Cinema Paradiso" e segue tendo um encanto especial. Com o surgimento
do filme digital, muito da profissão mudou, mas ainda há antigos que conservam
o conhecimento dos cinemas do passado.
Um lugar icônico
O Cinema Gaumont é um lugar emblemático para a indústria
cinematográfica argentina. Fundado em 1912, em frente a Praça do Congresso
Nacional, o atual edifício racionalista foi inaugurado em 1942. Desde 2003, tem
sido dirigido pelo Instituto Nacional de Cinema da Argentina (INCAA) e exibe
quase que exclusivamente filmes argentinos, tanto de ficção como documentários.
É o cinema onde se estreiam todos os filmes argentinos, o que permite um fácil
acesso do público a grandes nomes em uma das maiores indústrias
cinematográficas da América Latina. Cosme "El Tano" Di Natale começou
como um dos projecionistas do cinema.
Um romance duradouro
El Tano começou a trabalhar em sua profissão aos 14 anos em
um momento em que a luz para o projetor era produzida por uma lâmpada a arco
voltaico. A tecnologia se desenvolveu muito, por mais que a maioria dos filmes
no Gaumont sejam projetados digitalmente agora, alguns ainda chegam no antigo
formato da bitola de 35mm. Também há festivais especializados no formato, então
o cinema não está desmantelando o seu antigo projetor ainda. "Há um
romantismo no trabalho tradicional," diz El Tano. "O digital é mais
frio; é só apertar um botão enquanto que com o de 35mm você tem que preparar o
filme, pegá-lo, montá-lo e projetá-lo e, para meu gosto é outra coisa, tem sua
beleza, tem seus poros que são vistos na tela quando há uma boa luz. Há
diretores que ainda preferem trabalhar com a bitola de 35mm assim que não
desaparece como um todo."
A única profissão imaginável
O projecionista passa muito tempo no escuro, vendo os sonhos
se iluminarem diante de uma tela. El Tano não podia imaginar fazendo outra
coisa. "Para alguns é difícil trabalhar de noite, nos sábados, domingos,
aniversários," diz. "Mas para os que gostam do cinema não existe
outro trabalho. Além disso, o Gaumont é um espaço cultural muito especial onde
unem todos os filmes argentinos e que abre a cabeça de muita gente."
Uma recomendação
Há muitos filmes argentinos para ver, um dos mais famosos a
nível internacional, ganhador do Oscar é "O Segredos dos Seus Olhos",
onde grande parte foi filmado em Buenos Aires. El Tano recomenda um produção
recente. "Recomendaria a qualquer pessoa um documentário que se chama 'Un
Cine en Concreto' que se trata de um apaixonado que faz um cinema em casa. O
homem sempre era apaixonado pelo cinema e como é pedreiro, fabrica um cinema em
casa." Talvez isto é para mostrar a paixão pelo cinema que El Tano também
compartilha. "O cinema é um trabalho particular, que tem um sabor
especial," afirma. "Eu falo que nunca trabalhei porque faço o que
gosto."
Cinema Gaumont, Av. Rivadavia, 1635
Texto e imagem reproduzidos do site: turismo.buenosaires.gob.ar
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