quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ivo Raposo e a Réplica do seu Cine Metro - Tijuca


Ivo Raposo na cabine de projeção de seu cinema.

Ivo Raposo Jr.
L.L.D.
Rio de Janeiro, Brasil

Tudo começou como acontece com muitas crianças da minha idade, brincando com brinquedos de cinema e portáteis, silenciosos projetores 16 mm.

Quando o Cinema Paradiso foi lançado em 1988, eu me vi na personagem Salvatore "Totò" di Vita. Houve semelhanças entre a história de Totò e aquele que eu perseguido em cabines de projeção. Como um jovem adolescente, acompanhei minha irmã e seu amigo para uma exibição de Heidi no Cine Santo Afonso, detida e gerida pelos sacerdotes de uma igreja próxima. Perguntei ao gerente se eu pudesse entrar na cabine e ver como um filme foi projetado. Cabines de projeção eram "território proibido" para as crianças, mas me foi concedida a permissão para ver o trabalho projecionista. Com visitas repetidas fiquei sobrecarregado pela projeção 35mm e me vi deixando de lado todos os meus silenciosos bobinas 16 mm e brinquedos.

Foi nessa cabine que eu aprendi como para a discussão e operar um projetor de 35 mm. O Santo Afonso cabine tinha um par de Philips FP-5 projetores. A partir de 1956 eu fiquei tão envolvido com a projeção de 35mm que me pediram para se tornar um projecionista de tempo parcial no Afonso Santo. Como em Cinema Paradiso, um dos sacerdotes nunca fez questão de deixar a coisa espectáculo de teatro com insinuações sexuais ou de conteúdo, e exigiria que rolos de filmes ser cortado e todas aquelas cenas removidas. Patronos que reclamar sobre os cortes e vaiar alto quando eles notaram um.

Nos anos posteriores, me candidatei a uma licença profissional para se tornar um projecionista de verdade. Naqueles dias, a licença oficial foi concedido pela Câmara Municipal e aprovado pelo sindicato dos projetistas. Expositores tinha instalações de treinamento para os recém-chegados, mas quando eu comecei a minha carreira eu já estava treinado e capaz de executar projetores em meu próprio. Como resultado, como cadeias de teatro expandido, fui convidado por um expositor para inaugurar um teatro novo no bairro, o Cine Bruni Saens Peña, onde trabalhei por muitos anos.

Tijuca, o bairro onde eu morava, tinha um número sem precedentes de salas de cinema. De 1907 a final de 1970 estes teatros lotados na parte central do distrito, chamado de Praça Saens Peña, que tinha 13 salas, incluindo um com nada menos do que 3.500 assentos.

Durante todos esses anos como projetista Eu também tive que continuar a minha educação. Isso significava trazer livros e fazer lição de casa no interior da cabine durante o trabalho. Mais tarde, se formou em Direito e decidiu sair do negócio.

Mesmo depois de se tornar um advogado, no entanto, eu nunca esqueci meus dias na cabine ou virou as costas para a minha carreira anterior. O ruído ambiente a partir dos projetores, o cheiro do filme, emendas, a edição do filme, manutenção e ter que lidar com grandes bobinas, trocas e continuidade foram para sempre em minha mente e espírito.

Quando o desaparecimento desses cinemas grandes começou na década de 1970 fui obrigado a fazer algo sobre isso. Eu gostava muito do magnífico Metro-Tijuca, que foi demolido em 1977. Nesse ponto, todos os três projetores Simplex XL, a decoração do teatro, os assentos, tela e cortinas estavam sendo removidos e enviados para um depósito de sucata. Eu rapidamente iniciou negociações com o proprietário para adquirir tudo. Foi uma longa luta que durou muitos anos.

Eu começou a construção de uma réplica do Metro-Tijuca no quintal da minha casa de verão na cidade de Conservatória. Por razões sentimentais que foi apelidado de "Centímetro" ("Centímetro"), em alusão ao seu menor escala. É, no entanto, completa e completamente funcional. Praticamente todos os equipamentos no estande da Metro original foi recuperada e posta a trabalhar lá.

Para o melhor de meu conhecimento a réplica do Metro-Tijuca é a única réplica conhecida de um teatro MGM construído até agora. É um tributo merecido a um dos melhores teatros sempre erguidas. MGM tinha três cinemas Metro do Rio de Janeiro e uma em São Paulo. Todos foram projetados e construídos com as especificações Loew. Para ser preciso, a réplica teve que cumprir algumas de seu design original.

A réplica do Metro-Tijuca é visitado por bandos de turistas que vêm para Conservatória. Uma apresentação especial e uma pequena palestra são dadas aos visitantes em uma base semanal. O teatro também é uma parte integrante do programa do festival Cinemúsica cada ano.

Na minha estimativa, projeção de filmes nunca deve morrer. É certo que os projetores digitais são obrigados a substituir o filme e que os projetistas serão proibidos a partir de cabines, mas certamente nenhum novo dispositivo nunca vai ser capaz de substituir a magia fornecida pelo filme, pois Edison e os irmãos Lumière apresentá-lo ao mundo.

Nov 2011

© copyright vagão 2012
www.caboosebooks.net

Ivo Raposo Jr. começou como um projecionista durante a Semana Santa de 1957, a seleção Marcelino Pan Y Vino, após um curto período de tempo como estagiário no Cine Santo Afonso, um teatro local que pertencia a uma igreja próxima Católica. Ele acabou por ser concedida uma autorização de trabalho oficial como projecionista profissional e, como resultado, no início de 1963, ele foi convidado para trabalhar no recém inaugurado Cine Bruni Saens Peña. No final do ano, ele foi chamado para ser um projecionista de placa Universal Pictures, de diretores em seu escritório no Rio de Janeiro. Na Universal, ele também era encarregado de resenhas de filmes e material publicitário para lançamentos cinematográficos. Em 1964, no entanto, ele passou por exames de faculdade e matriculado como estudante na faculdade de direito. Depois de se formar como advogado ele parou de trabalhar como projecionista, mas continuou a estar envolvido com o negócio. Nos últimos anos, ele construiu uma réplica do lendário Metro Tijuca em sua casa de verão em Conservatória, Rio de Janeiro, e atualmente é o presidente do Festival de Cinema locais Cinemúsica que acontece uma vez a cada ano. O Festival está agora em seu quinto ano de sucesso apresentando seminários, palestrantes e exibições de filmes novos...

Fotos e textos reproduzidos do site: caboosebooks.net
* Tradutor Google

2 comentários:

  1. Comentário feito por Ivo Raposo Junior, no meu Mural do Facebook: "Amigo Armando. Um feliz ano novo. Aproveito para agradecer a inclusão em seu blog do Cine Centimetro pois a materia em homenagem ao cinema está ótima mas o texto a meu respeito está gramaticalmente falando, terrível.Acho que veio de uma entrevista que dei em ingles, para um site estrangeiro,e o tradutor "pisou na bola" O que importa é que, atraves de seu blog, os cinéfilos de todo país passaram a conhecer um pouco de mais um, inconformado com a futura extinção da película".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ivo Raposo Junior, que bom que você gostou, infelizmente a tradução do Google é meio complicada. Gostei demais de seu comentário. Um abraço e tudo de bom para você

      Excluir