terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Moya, Um Amante da Sétima Arte


Fotos: Gilberto Pascueto

Antônio Moya em seu "pequeno mundo", a sala de projeção do Cine Teatro

Programador e projetor de filmes do Cine Teatro Pe. José Zanelli, Antônio Moya declara sua paixão pelo cinema, que, segundo ele, está longe de ser superado pelo DVD.

É só sentar e começar a conversar com ele, que Antônio Moya logo entra num mundo à parte, cheio de cenários incríveis, personagens marcantes, belas cenas e muitos efeitos especiais. Um mundo onde o impossível é possível e que exerce um tal fascínio sobre o espectador do lado de cá da tela, que o faz praticamente "entrar" no filme. É o que Moya pensa a respeito da "sétima arte", o cinema.
Ele conhece o cinema como a palma de sua mão. Está ligado à atividade há 22 anos, desde que começou a trabalhar como operador técnico no Cine Teatro Pe. José Zanelli, de Ibiporã, em 1988 - ano da sua inauguração. Paralelamente ao trabalho diário e apaixonante no cinema de Ibiporã - que é 100% mantido pela Prefeitura -, Moya trabalha também na área técnica em emissoras de TV de Londrina, atividade que desenvolve há 37 anos.
Atualmente se divide entre a rotina na TV Tarobá, onde chega de madrugada e permanece até às 15 horas. No meio da tarde vem para Ibiporã para se enfurnar no seu "mundo particular", a sala de projeção do Cine Teatro. No local, desembala rolos e rolos de filmes que chegam de São Paulo pelas transportadoras para depois os enrolar cuidadosamente junto com os trailers e deixá-los prontos para exibição nas torres de projeção. Um trabalho manual e minucioso que desperta a curiosidade de qualquer pessoa.
Imagine então para os adolescentes, acostumados hoje a baixar com pressa vídeos direto da internet. Para eles, pode ser inimaginável pensar que um filme nos padrões atuais - mesmo nas grandes cidades - ainda é de rolo, e não digital.

MAGIA DO CINEMA

Porém, é exatamente esse universo que fascina Antônio Moya. "É nostálgico trabalhar com filme de rolo". E assistir a um filme no cinema é algo que ainda exerce magia sobre as pessoas. Numa sala de cinema você entra na atmosfera do filme, algo que não é possível quando você se assiste em casa, em DVD, cheio de interrupções, com o telefone tocando e com as pessoas andando pela casa.
Com essa atração por trabalhar nos bastidores, Moya não tem como não se identificar com o personagem central de "Cinema Paradiso", que é seu filme preferido, assegurou. Perguntado sobre os que mais o marcaram nestes 22 anos, ele citou dezenas de títulos e atores de diferentes épocas, de clássicos a películas de ficção científica.
Um fato interessante de que recorda foi o sucesso da exibição de "Advogado do Diabo", com Al Pacino e Keanu Reeves. "É um filme sensacional, mas como foi lançado na mesma semana de 'Titanic', que foi um estouro de bilheteria, o 'Advogado do Diabo' saiu precocemente das salas de Londrina e ficou só à disposição aqui no nosso cinema. Daí, em função disso, acabamos recebendo gente de toda a região que não tinha conseguido assistir ao filme. Foi um sucesso de público", lembra Moya.

FILMES DE PONTA

Atualmente, o cinema de Ibiporã continua sendo referência para região, com a exibição simultânea de filmes de ponta recém-lançados nos circuito nacional e mundial, graças aos esforços e súplicas de Antônio Moya junto às distribuidoras. Exemplos de grandes públicos recentes foram: Avatar, 2012, Alvin e os Esquilos e Lobisomem.
Alguns atrativos do cinema de Ibiporã são: o preço mais acessível (R$ 5,00), a facilidade de estacionamento para os visitantes e a boa localização, ao lado da Praça. Aproveite e prestigie o cinema de Ibiporã, que é o único da região em atividade fora de Londrina.

de Jaime Kaster - Núcleo de Comunicação Social-PMI

Foto e texto reproduzidos do site: ibipora.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário