quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Seu Tião e a História do Cinema Capixaba




 Fotos: Carla Caliman.

Foto: Cine Memória - APEES.

Seu Tião e a história do cinema capixaba

Sebastião Bento Isidoro, conhecido por Seu Tião, funcionário do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), tem a sua vida entrelaçada à do cinema capixaba. Projecionista desde os 18 anos - profissão que resiste ao tempo apesar do avanço da tecnologia digital - Seu Tião tem muito que contar sobre os anos nos quais passou em diversas salas do Estado, como as do Cine Glória, do São Luiz, do Santa Cecília e do Jandaia. Memórias estas que retomam as lembranças de uma época na qual as salas de exibição eram um dos principais espaços de convivência social das cidades e reforçam a importância da recuperação e preservação da história do cinema no Espírito Santo.


Seu Tião explica que a projeção sempre exerceu sobre ele um grande fascínio. O primeiro contato foi em um acampamento cigano em Guaçuí, quando era criança, na década de 1950. Em uma das tendas havia um projetor que o deixou impressionado. “Praticamente não havia televisão no município. Fiquei muito interessadoem saber como as imagens se mexiam” comenta. Curioso, ele foi conhecer um pequeno cinema da cidade. “Estava passando um filme de guerra e faltou luz. Saí correndo. Senti muito medo”.

Ainda sob o impacto do que havia visto resolveu montar o seu próprio projetor. Para isso fez um equipamento de madeira com uma lâmpada e monóculo e utilizou os quadrinhos de película descartados pelo proprietário da sala, os quais ele colou artesanalmente. “Precisei de várias tentativas e ajustes, porque no início não dava certo de jeito nenhum. Um dia consegui rodar um dos trechos na parede. Foi muito bonito”.
  
Aos 18 anos mudou-se para Vitória e atuou como projecionista. “Quando eu trabalhava eramuito diferente. O cinema era a única diversão. As filas para a entrada eram enormes. Já passei situações engraçadas porque era comum a película se romper ou algum outro problema técnico. Deixava a porta trancada, porque as pessoas ficavam muito nervosas. Já teve gente quebrando até cadeira” disse. Seu Tião destaca ainda que as condições eram difíceis e a projeção manual exigia um grande esforço.“Sofria quando os filmes tinham três horas de duração. Era um calorão danado. Passei “O Vento Levou” no cinema São Luiz, no Centro de Vitória. Foi muito cansativo”.

De acordo com Seu Tião as sessões preferidas do público eram as de artes marciais e as de bang-bang, mas a que ele mais gostou foi “Indiana Jones: o caçador da arca perdida”. “Era um filme muito emocionante e com cenas pouco comuns para a época”.

Após o fechamento das principais salas do Estado, ocorrido, dentre outros fatores, devido à popularização da televisão e do vídeo-cassete e também pelas crises econômicas, Seu Tião sentiu dificuldades em prosseguir exercendo o seu ofício e precisou atuar em outras áreas. Atualmente ele trabalha com as películas da cinemateca do APEES fazendo a limpeza e pequenos consertos. “Lembro com saudade do barulho e da chiadeira dos filmes antigos. Às vezes vou ao cinema e peço para entrar um pouco nas salas de projeção porque eu sinto falta” ressalta.

Cinemateca

Informações sobre a história do cinema capixaba podem ser pesquisadas na sede do APEES. Nela está a cinemateca “Ludovico Persici”composta por aproximadamente sete mil filmes, dentre materiais autorais, de Governo, de ficção e também reportagens da TV Gazeta. Dentre as raridades está a película “Cenas de Família”, rodada em 1926, por Ludovico Persici, pioneiro do cinema no Espírito Santo e também um dos precursores do nacional. Outro material de destaque é o filme “Nativa Solitária”, estrelado pela cachoeirense Dora Vivácqua, a Luz Del Fuego.

Também pode ser consultado no Arquivo o acervo digital “Inventário Analítico Cine Memória: as salas de cinema do Espírito Santo”, doado pelo projeto “Cine Memória” do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Constituído por materiais iconográficos, textuais e audiovisuais, dos anos de 1896 a 2013, o acervo traz dados sobre os “cinemas de calçada” do século XX, situando as salas na sua relação com o cotidiano das cidades.
  
Informações à Imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6100
joriascolforo@gmail.com

Fotos e texto reproduzidos do site: ape.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário