sexta-feira, 9 de junho de 2017

Películas ainda são usadas em cinema de Santos (2012)


Publicado originalmente no site G1, em 08/07/2012.

Películas ainda são usadas em cinema de Santos.

Mesmo com a tecnologia 3D, filmes são rodados manualmente.

Uma das partes mais delicadas do processo é emendar o rolo.

Do G1 Santos;

Quem vai ao cinema geralmente não percebe o trabalho que é feito para que o filme assistido passe na telona. Mas se há atraso na exibição ou algum erro durante a sessão, o trabalho dos projecionistas logo é visto por todos. Caso tudo ocorra bem, os funcionários passam desapercebidos.

 A ação nas salas de projeção começam muito antes do filme ser exibido para o público. O trabalho é inteiro manual e a profissão é passada de projecionista para projecionista. Uma das partes mais delicadas do processo é emendar um rolo de película no outro.

Assim como nos antigos vídeos cassetes, as películas, como são chamados os filmes, devem ser rebobinadas. Para esse processo, o uso da tecnologia ajuda a adiantar o processo que, às vezes, deve ser feito manualmente, caso o aparelho falhe ou não esteja disponível.

Antes do filme montado ser exibido na tela do cinema, a película roda na sala de projeção com a participação da mão de obra humana. Depois de encaixar a película o trabalho é todo automático.

O trabalho é quase o mesmo há décadas, com uma ou outra inovação, como no caso dos filmes em 3D. Diferente dos rolos de película, os filmes 3D chegam em cartucho de memória (HD). O HD é colocado em uma máquina, adaptado, e sem que haja necessidade de emendar ou rebobinar os rolos o filme vai para a sala de cinema.

Para o projecionista Carlos Paixão Ramos, profissional há 15 anos, os filmes em 3D vieram para aliviar seu trabalho. O profissional é responsável pelos cartuchos no cinema onde é funcionário em Santos, e em comparação ao trabalho braçal das projeções de películas, a tecnologia é quase uma brincadeira. “Não faço força. Coloco o HD e depois de todo o procedimento é só dar o play, como em um computador. Agora fico descansando e deixo o pessoal pegando no pesado um pouco”, brinca o profissional.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1.globo.com/sp/santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário