terça-feira, 29 de agosto de 2017

Homenagem ao Sr. Adão, Um Apaixonado pelo cinema


Publicado originalmente no site Ouro Preto, em 29 agosto, 2016.

Cinema Vila Rica – Mostra de Filmes em Homenagem ao Sr. Adão...

Apaixonado pelo cinema, homenageado foi funcionário do espaço cultural por 54 anos

Do dia 31 de agosto a 4 de setembro, o Cine Teatro Vila Rica exibe uma mostra gratuita em homenagem a Adão Soares Gomes, conhecido como “Sr. Adão”, antigo projecionista do cinema. Adão é uma figura que faz parte da cultura de Ouro Preto. Seu amor pelo cinema começou aos 12 anos de idade, quando trabalhou de lanterninha no antigo Cine Salvador. Dali em diante não parou mais com a dedicação ao ofício da sétima arte. Foi o carinho por filmes que o levou a aprender a operar as projeções, profissão que o fez dedicar 54 anos de sua vida ao espaço.

Dono de um grande acervo de longas e pôsteres, o projecionista trouxe seu entusiasmo cinéfilo para as sessões do Cine: ia assistir às exibições até mesmo em dias de folga. “Todo final de semana eu estava no cinema e ele sempre questionava por eu vir assistir aos filmes sozinha. Era uma figura apaixonada por cinema e pelo Cine”, comenta Lane Soares, diretora do Cine Vila Rica, relembrando com carinho de sua juventude, quando conheceu o projecionista. Para ela, essa mostra em homenagem ao Sr. Adão é uma forma de demonstrar toda a gratidão da equipe pelo trabalho prestado por ele à expansão da cultura fílmica.

“Até em seu último instante de vida, o Adão esteve no cine. Foi um coração cheio de amor pela ‘sétima arte’, que um dia não aguentou mais e foi levado, para cuidar da gente pela eternidade”, completa Lane sobre o domingo do dia 26 de abril de 2010, quando um infarto levou o Sr. Adão, aos 66 anos de idade, ao fim de mais uma sessão que via em um dia de folga.

A paixão do progecionista foi seguida pelos filhos Cláudio e Luís, que também trabalham na equipe do Cine, e se revesam entre a portaria e a sala de projeções. São eles os responsáveis pela curadoria da mostra, mesclando filmes do acervo do progecionista com filmes atuais, como Cinema Paradiso, Filadelfia, E o Vento Levou, Primo Basílio, Mad Max, O Regresso, Cidade dos Sonhos e A Árvore da Vida, entre outros títulos. As exibições diárias são totalmente gratuitas, e os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes de cada sessão, realizadas sempre às 18h e 20h.

Das fugas de casa ainda menino para ver filmes, e das vezes em que passou seus amigos sem dinheiro por debaixo da roleta de acesso para verem os filmes de faroeste, ficaram muitas memórias. O Sr. Adão não fez parte da história do Cine Vila Rica, mas sim, esse espaço fez parte de sua trajetória.

Texto e imagem reproduzidos do site: ouropretoapp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário