quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Os novos projetores de laser da IMAX...


Os novos projetores de laser da IMAX fazem-me desejar que eu viva em um cinema

O som surround e as TVs 4K são ótimas para assistir filmes em casa, mas ainda não há nada como sentar na frente de uma tela gigante em um teatro IMAX. Recentemente tive uma primeira olhada exclusiva na empresa da próxima geração de projetores de laser digital, e eu andei longe da experiência querendo ver cada filme remasterizado e projetado usando a nova tecnologia.

O que a empresa desenvolveu para o futuro vai mudar a experiência cinematográfica durante décadas: as imagens gigantes da empresa é conhecida por ser agora brilhante e afiada o suficiente para revelar todos os detalhes que os cineastas e cinegrafistas trabalharam duro para capturar. As cores são tão brilhantes e intensas que agora acrescentam ainda mais realismo às imagens geradas por computador. E o contraste é tão distinto que ao assistir a filmagens da Estação Espacial Internacional você se sente como se estivesse realmente olhando para a escuridão do espaço.

É como a primeira vez que você tem um In-N-Out Burger, e então perceber que você nunca pode pé em um McDonald's nunca mais.

O problema com projetores digitais

Projetores digitais que rivalizam com o brilho ea qualidade dos projetores de filmes tradicionais têm sido usados ​​em cinemas em todo o mundo há alguns anos. Você será duramente pressionado para encontrar um novo teatro que não tem projetores digitais instalados em cada auditório. Eles são mais fáceis de manter, mais simples de calibrar e distribuir um filme em um disco rígido é muito mais barato do que o envio de um conjunto pesado de rolos de filme.

Para o público em geral do cinema, projetores digitais produzem imagens mais nítidas em comparação com o que viram vindo de impressões em filme. Não há mais sujeira e detritos aparecendo aleatoriamente na tela, e essa imagem sutilmente agitada - resultado de Gate Weave enquanto o filme se move fisicamente através do projetor - não é mais. Mas enquanto os projetores digitais melhoraram a experiência de teatro para a maioria das audiências, ainda havia alguns compromissos com a mudança para a nova tecnologia.

Os gigantescos projetores digitais usados ​​nos cinemas hoje funcionam basicamente da mesma maneira. A luz branca de uma lâmpada de xenônio extremamente brilhante (e quente) passa através de um prisma, como você vê na foto acima, e é dividida em três cores primárias. Nos lados deste prisma estão três chips cobertos em milhares de espelhos minúsculos controlados individualmente que redirecionam a luz vermelha, verde e azul agora separada através de uma lente e depois para a tela em várias combinações e intensidades. Essa é uma simplificação grosseira de como o processo funciona, mas é essencialmente como um projetor digital moderno é capaz de produzir milhões de cores na tela.

Há muitos problemas sutis com essa abordagem, no entanto. Como as imagens mais brilhantes e mais escuras estão sendo geradas, os componentes que cercam esse prisma são constantemente aquecimento e resfriamento. Projetores modernos são projetados para manter uma temperatura constante para todas essas partes, mas é impossível fazê-lo perfeitamente quando um lado de cada um desses chips espelhados é pressionado contra esse prisma de vidro.

Como resultado, esses componentes repetidamente expandir e contrair durante o curso de um filme que sutilmente empurra os chips dentro e fora de alinhamento. E isso produz artefatos visuais na tela, como uma perda de clareza e nitidez. Ele também tem o seu pedágio sobre o hardware ao longo do tempo, degradando lentamente a qualidade da imagem como um projetor está continuamente mostrando filme após filme, dia após dia.

Esta tecnologia também não pode reproduzir o nível extremo de contraste que o filme é capaz de capturar, e um projetor de filme é capaz de exibir. O que significa que muitos diretores e cineastas simplesmente não estão felizes com como um filme que passaram meses e meses dominando acaba por olhar para um teatro moderno. Projetores digitais podem ter muitas vantagens sobre o filme, mas ainda há uma enorme quantidade de espaço para melhorar a tecnologia. E é exatamente isso que a IMAX fez.

Como IMAX os fez muito melhor

Como uma empresa, IMAX tem sido sempre sobre como tornar a experiência cinematográfica tão imersiva quanto possível para o público. É por isso que ele construiu uma gigantesca tela de 120 pés de largura em um cinema em Sydney, e por que conseguiu convencer os cineastas a disputarem câmeras gigantescas capturando imagens para filmes gigantes de 15 perftros de 70 milímetros. Vendo um filme IMAX é uma experiência completamente diferente de ver um filme em um teatro regular, e para continuar a melhorar essa experiência, a empresa percebeu que os projetores digitais precisavam de algumas atualizações importantes.

E a chave para a tecnologia de projeção digital da próxima geração da IMAX é o laser.

Laser projetores baseados não são exatamente uma coisa nova, embora. Eles realmente tem sido em torno de alguns anos. Mas o que diferencia a nova tecnologia de projetores da IMAX é como esses lasers estão sendo usados. Esse prisma problemático setup? Isso se foi.

Você realmente não precisa de um prisma para dividir a luz branca em três cores primárias porque você já pode obter lasers em vermelho, azul e verde. Então, o que esta caixa mágica faz (IMAX não estava interessada em revelar os segredos de como toda a nova tecnologia proprietária que gastou milhões de dólares em desenvolvimento trabalhado) é redirecionar a luz de um trio de lasers para uma tela em misturas e intensidades precisas Para reproduzir mais cores do que o olho humano pode discernir.

Esse é o cerne do que torna os novos projetores digitais da IMAX um salto à frente das tecnologias existentes, mas é apenas uma parte de um sistema maior projetado para produzir uma imagem com níveis de detalhe, nitidez, contraste e brilho nunca antes vistos.

O teatro Cineplex Scotiabank IMAX, no centro de Toronto, é o primeiro teatro público do mundo a ser atualizado com a nova tecnologia de projetor a laser da empresa, e durante a minha turnê nos bastidores da cabine de projeção outro sistema não tão secreto Características foi revelado: cada teatro terá realmente dois desses projetores de laser trabalhando em conjunto.

Não é para redundância, no entanto. Os dois projetores realmente trabalham juntos para alcançar níveis absolutamente impressionantes de brilho e contraste. Quando uma imagem com áreas brilhantes e escuras é projetada usando a tecnologia digital no lugar nos cinemas agora, as áreas mais brilhantes do quadro sempre acabam lavando os detalhes nas áreas mais escuras. Com a nova tecnologia de projeção da IMAX, há uma impressionante quantidade de detalhes preservados nas áreas mais escuras de uma imagem, mesmo que outras partes do quadro pareçam mais brilhantes que o sol.

A configuração de projetor dupla lado a lado também ajuda a melhorar a nitidez e reduzir os artefatos de aliasing irregulares freqüentemente vistos ao longo de bordas curvas em imagens digitais. Em uma TV de 50 polegadas 4K é quase impossível para seus olhos verem artefatos digitais, mas quando uma imagem de 4K é projetada em uma tela de 120 pés de largura, eles de repente se tornam fáceis de detectar. E artefatos como esse podem distrair os membros da audiência da experiência.

Assim, para ajudar a imagem 4K olhar tão limpo e nítido quanto possível em uma tela gigante, como parte do processo de masterização IMAX duas imagens quase idênticas são produzidas que são projetados em cima uns dos outros ao mesmo tempo. Mas enquanto essas duas imagens parecem idênticas, elas realmente não são. Ambos estão ligeiramente deslocados, imperceptivelmente, para produzir detalhes extra entre o nível de sub-pixel quando superpostos uns sobre os outros.

As pessoas geralmente se referem ao filme como tendo uma resolução ilimitada porque não há pixels individuais para quantificar. E esse foi um dos objetivos da IMAX com sua nova tecnologia de projetores. Em um nível técnico cada projetor está produzindo uma imagem de 4K, mas trabalhando juntos eles ajudam a produzir uma imagem que é quase impossível para o olho humano para discernir os pixels individuais.

Além de tudo isso, os sistemas de controle de qualidade da IMAX significam que a experiência de teatro de um cineasta em Sydney tem, será exatamente a mesma experiência que alguém em Toronto tem. Sensores nos projetores real manter o controle de tudo, desde a temperatura à umidade, e todos os dados que é monitorado remotamente do IMAX's HQ. Assim, se um componente individual em um dos projetores relata um pico anormalmente alto na temperatura, a empresa saberá que uma falha pode ser iminente e enviará um técnico para substituir a peça antes que ela realmente falhe.

Existem também câmeras constantemente apontadas na tela para monitorar a qualidade da imagem e garantir que o sistema esteja sempre devidamente calibrado para obter ótimos visuais. E além das grandes melhorias feitas no que é visto na tela, a IMAX também está introduzindo um sistema de som surround de 12 canais atualizado com alto-falantes laterais e de teto adicionais que serão constantemente monitorados por microfones colocados ao redor do espaço para garantir que a empresa incrivelmente Sistema de som poderoso está funcionando corretamente.

IMAX sempre se concentrou em oferecer uma experiência de cinema como nenhuma outra, e este novo sistema de projeção e as tecnologias por trás disso permite à empresa levar as coisas um passo adiante. E não só com uma imagem melhor na tela, mas com a capacidade de garantir que cada teatro IMAX no mundo está funcionando exatamente como eles foram projetados para.

Imagens mais brilhantes, cores intensas e detalhes incríveis que o deixarão maravilhado

Lembro-me da primeira vez que vi um filme num teatro com um novo projector digital. Enquanto a imagem rock-steady era brilhante, nítido e extremamente colorido, eu andei longe ficando impressionado com a nova configuração, mas, finalmente, querendo mais. E a demonstração que IMAX me deu de seu novo projetor de laser entregou exatamente o 'mais' que eu estava procurando há muitos anos.

IMAX acredita que os níveis de brilho e contraste de seu novo sistema de projeção a laser superarão até mesmo os projetores de filmes tradicionais. E tendo visto filmes regulares e IMAX nos últimos 15 anos no mesmo teatro eu vi esses demos, a diferença é noite e dia. O brilho é um grande problema em um teatro com uma tela que pode ser tão grande quanto 120 pés de largura, e IMAX afirma que seus novos projetores de laser são cerca de 60 por cento mais brilhante do que sua tecnologia de xenon-bulb de geração anterior.

Mas uma imagem mais brilhante é apenas metade da equação. Os fabricantes de TV gostam de se gabar dos índices obscuros de contraste alcançados pelos seus modelos mais recentes, mas mesmo a TV de tela plana mais cara que você pode comprar para o seu home theater nem sequer pode começar a comparar com o que a IMAX conseguiu alcançar com seu novo projetor sistema.

Asimmersive como ver Interstellar Christopher Nolan em IMAX foi no ano passado, vendo o filme remasterizado para estes novos projetores de laser é uma experiência totalmente diferente. Você vê detalhes que foram simplesmente lavados pela tecnologia de projetor de idade e, combinada com a nitidez e brilho da imagem, é provavelmente tão perto quanto você nunca vai começar a ver o que um astronauta vê enquanto eles estão em órbita. IMAX chegou mesmo a ir até a atualização da iluminação em seus teatros, redirecionando lâmpadas longe da tela para ajudar a maximizar e coax todos os últimos bits de contraste de seus novos projetores.

É lamentável que o recente aumento e queda de artificialmente adicionando profundidade a quase todos os blockbuster 2D único transformou o público fora de filmes em 3D. Porque IMAX tem feito 3D corretamente há décadas, e sua nova tecnologia de projetor a laser promete melhorar muito essa experiência também.

Quando um projetor é encarregado de exibir duas vezes mais imagens que foi projetado para um quadro diferente para o olho esquerdo e direito, há uma queda significativa no brilho geral. E a experiência de ir ao cinema simplesmente não é tão mágica quando a tela está escura e as cores são silenciadas. Durante a demonstração, IMAX me mostrou o trailer de How to Train Your Dragon 2, primeiro uma versão 2K em um teatro de tamanho normal com um projetor digital xenon padrão e, em seguida, uma versão remasterizada para seus novos projetores de laser em seu teatro maior.

A diferença no brilho era a razão por si só para dar uma segunda chance ao 3D, mas o que realmente se destacava dessa demonstração era a intensidade das cores - especificamente em uma cena escura em uma caverna cheia de dragões que respiravam fogo. Não só fui capaz de ver detalhes nas áreas escuras que eram quase invisíveis no outro teatro, mas de repente o fogo na boca dos dragões parecia mais real e intenso. Ele tinha mais camadas, mais nuances, e embora fosse apenas uma simulação CG, ele fez o fogo parecer muito mais crível. É quase impossível transmitir a diferença de palavras, você realmente precisa experimentá-lo com seus próprios olhos, mas é como limpar a camada de poeira que é acumulado na tela da velha TV CRT do seu avô e, de repente, vendo a imagem colorida brilhante escondido abaixo.

Ao longo dos anos, os cinemas usaram inúmeros truques para ajudar a preencher lugares, mas isso não é o que IMAX é. Não é um truque, mas uma maneira genuinamente melhor e mais atraente de assistir a filmes. E esta nova tecnologia, que é quase invisível para o público, simplesmente serve para tornar a experiência IMAX ainda mais fascinante.

Uma vez que todos os cinemas IMAX em todo o mundo foram atualizados com sua nova tecnologia de projeção a laser, a questão não será mais, "deveríamos ver este filme em IMAX?" A pergunta será, "por que você iria querer ver um filme se não houver uma versão IMAX disponível?"

Texto e imagem reproduzidos do site: nemicind.com

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