quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Ipiranga se despede do apaixonado por cinema, Archimedes Lombardi


Publicado originalmente no site Ipiranga News, em 12 de dezembro de 2018

Ipiranga se despede do apaixonado por cinema, Archimedes Lombardi

O Ipiranga se despediu de um morador ilustre e cheio de histórias. No sábado (1º), o profissional gráfico, publicitário e cinéfilo de carteirinha, Archimedes Lombardi, faleceu às 3h da madrugada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), do Hospital Heliópolis, onde se encontrava internado há vários dias.

Archimedes nasceu e morou na área rural entre duas cidades, Presidente Wenceslau e Santo Anastácio. Aos 12 anos foi trabalhar no cinema. De manhã, antes da primeira sessão varria as salas e limpava as poltronas. A paixão pela sétima arte foi aumentando. Todos os dias de manhã passou a receber os filmes na estação de ferro com uma carriola. Aos 17 anos veio para São Paulo. Em suas conversas, Archimedes nunca escondeu sua paixão pelo projetor. O cinéfilo definia como ‘algo mágico’.

Em 1964 conseguiu comprar o primeiro projetor. Na década de 80 Archimedes chegou a ter quase mil cópias de filmes. Além de profissional gráfico, Archimedes chegou a fundar seu próprio jornal, mas sua paixão sempre foi o cinema. Os longas de sua coleção eram exibidos semanalmente na Biblioteca Temática de Cinema Roberto Santos em uma programação gratuita que procura resgatar a magia, o charme e a nostalgia das exibições em 16 mm.

Ele também foi dirigente da Associação Brasileira de Colecionadores de Filmes de 16mm e citado em vários livros, além de reportagens especiais em jornais e revistas de circulação nacional e internacional. Archimedes costumava citar que era como uma árvore “durante muitos anos da minha vida, construí um alicerce, uma base para chegar à velhice. Sabe, é maravilhoso chegar a minha idade e ter construído uma família legal. Agora, há mudanças na vida, quando me bateu cinquenta anos, eu já senti alguma mudança. Eu tinha uma mente fantástica, hoje, eu esqueço algumas coisas, às vezes”, citava o cinéfilo...

Texto e imagem reproduzidos do site: ipiranganews.inf.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário