sábado, 24 de fevereiro de 2024

A primeira mulher projecionista do Cine Passeio


Legenda da foto: Vanessa Cine Passeio Vanessa é a 1ª mulher projecionista do Cine Passeio - (Crédito das fotos: Alessandra Pastuch)

Publicação compartilhada do site BEM PARANÁ, de 9 de janeiro de 2024 

Por Isabelle Gesualdo, especial para o Bem Paraná 

Bastidores da sétima arte: saiba quem é a primeira mulher projecionista do Cine Passeio, em Curitiba

Além de colocar os filmes na telona, Vanessa Borges precisa cuidar de todos os detalhes técnicos durante as sessões

Ao longo dos seus 128 anos de existência, o cinema, considerado a sétima arte, passou por mudanças e adaptações, que vão desde a exibição por meio de imagens em movimento até a projeção digital.

O ofício do projecionista é tão antigo quanto a história do cinema. Contudo, é uma profissão que está em extinção, já que a projeção digital dominou as cabines. Desde o século 19, quando a Kodak criou a película 35 milímetros, as exibições dependiam dos operadores de cabine, que manuseavam as películas nos projetores analógicos.

No entanto, a troca dos projetores analógicos por equipamentos digitais mudou a rotina de trabalho dos projecionistas. Isso porque tornou-se possível automatizar as exibições dos filmes. Assim, apenas um profissional pode programar várias exibições simultaneamente, sem a necessidade de fazer as substituições dos rolos.

Apesar das evoluções tecnológicas, ainda há cinemas que optam por não automatizar totalmente as exibições, mas, sim, deixar com que o trabalho fique à disposição dos projecionistas. Um exemplo é o Cine Passeio de Curitiba, onde trabalha a projecionista Vanessa Borges. A curitibana, de 42 anos, soma três anos de trabalho no Cine, dos quais dois foram de atendimento ao público.

Desde o surgimento desse cinema de rua, em 2019, três projecionistas atuam nas cabines. Quando um deles desligou-se, Vanessa demonstrou interesse na vaga e isto foi suficiente para que ela se tornasse a primeira mulher projecionista do Cine Passeio.

Ela não tinha especialização na área, o que não foi um impedimento, pois não há curso profissionalizante para exercer o ofício. O conhecimento sobre projeção geralmente é repassado dos profissionais veteranos para os novatos.

Antes do atual ofício, Vanessa trabalhou em farmácias e em salão de beleza, mas conquistar a vaga de projecionista foi a realização de um sonho. Nos anos em que trabalhou como atendente do Cine Passeio, almejava atuar nas cabines de exibição. A paixão por filmes iniciou quando ainda era jovem. “Eu sonhava em trabalhar em locadora de filmes, achava um máximo. Agora, estou na projeção. É um sonho que vivo todos os dias”, conta Vanessa.

Os espectadores podem até pensar que o trabalho de quem fica nas cabines se resume apenas à projeção dos filmes. Vanessa, Allan Valach e Luciano dos Santos, que atuam como projecionistas do Cine, precisam estar atentos a todos os detalhes técnicos durante as sessões, como o monitoramento de luz, imagem e som.

Os projecionistas trabalham em oito sessões, das 13 às 22 horas, nas salas Ritz e Luz. Eles põem a mão na massa, administrando os modernos equipamentos para recepção de filmes em formato Digital Cinema Package (DCP). O trio também é responsável por fazer a montagem da playlist, as mudanças de cartazes acontecem sempre às quartas-feiras.

Apesar de o ofício ser ameaçado pela tecnologia, os projecionistas têm um papel essencial na experiência cinematográfica. “Tiram o homem da função, mas a gente permanece. Embora muita gente não saiba que estamos ali por trás”, diz Vanessa.

Cine Passeio

Localizado no Centro de Curitiba, em um prédio onde antes funcionava um quartel do Exército, o Cine Passeio possui uma proposta diferente dos cinemas de shopping, pois resgata a tradição dos cinemas de rua da cidade.

Outra característica do Cine é o atendimento humanizado, por meio do qual a equipe se aproxima dos espectadores, para que eles desfrutem da magia do cinema. O local dispõe de cafeteria, um espaço para cursos na área do audiovisual e cinema a céu aberto.

O Cine Passeio é administrado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Texto e imagens reproduzidos do site: www bemparana com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário