sábado, 24 de fevereiro de 2024

O último projecionista do Cinema Imperador, em Portugal



Publicação compartilhada do site LABOR, de 1 de dezembro de 2021 

O último projecionista do Cinema Imperador, de Portugal

Por Diana Familiar 

“Tinha de ir buscar as bobines com os filmes à estação porque vinham de comboio”, contou Luís Ferreira ao labor

O majestoso Cine-Teatro Imperador abriu portas no ano de 1958 em S. João da Madeira. Passados 20 anos, em 1978, Luís Manuel Almeida Ferreira começa lá a trabalhar como bengaleiro, passando, posteriormente, a levar as pessoas ao lugar e a rasgar os bilhetes.

De um dia para o outro, o projecionista abandonou a profissão e Luís Ferreira entrou literalmente em ação. Na sala de projeção estava um filme à espera de ser montado e projetado para uma sala cheia. “Eu aproveitei a oportunidade de tentar trabalhar com a máquina e correu tudo bem”, recordou aquele que veio a ser o último projecionista do Cinema Imperador. Tudo o que aprendeu foi sozinho. “Ninguém me ensinou nada”, garantiu Luís Ferreira que conciliava a profissão de carpinteiro à semana com a de projecionista ao fim de semana.

O Cinema Imperador exibia um filme pornográfico às sextas-feiras, dois filmes de ação ao sábado e um filme romântico ao domingo. Dos muitos filmes que viu, destacou o Titanic. “É um bom filme e foi visto por muita gente. Lembro-me de passar esse filme durante uma semana ou mais. As pessoas gostaram”, afirmou o antigo projecionista, revelando que tinham “quase sempre sala cheia” e que quando assim era “dava mais vontade e gosto de trabalhar com a máquina”. Máquina essa que hoje se encontra em exibição na Casa da Criatividade que outrora foi o Cine-Teatro Imperador.

Naquele tempo “mandavam-nos os cartazes dos filmes e escolhíamos. Eu tinha de ir buscar as bobines com os filmes à estação porque vinham de comboio. Umas vinham de Lisboa, outras do Porto. Depois eram devolvidas”, contou Luís Ferreira ao labor.

Texto e imagens reproduzidos do site: labor pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário