terça-feira, 12 de março de 2024

Você sabe o que faz um projecionista?



Fotos: Cido Marques/SMCS.

Publicado originalmente no site BANDAB, em 07 de março de 2024

Você sabe o que faz um projecionista? Conheça uma das únicas mulheres que atuam na área em Curitiba

Ela é a primeira mulher do cinema de rua mais amado da capital a ocupar o cargo de projecionista

Por Redação 

Você já parou para pensar como funciona por trás das telonas do cinema? Como é exibido o filme e qual o controle de qualidade que é necessário ter para que tudo saia como o planejado? No Cine Passeio, em Curitiba, uma das poucas mulheres à frente dessa área, que sempre está nos bastidores, é Vanessa Borges de Lima. Ela é a primeira mulher do cinema de rua mais amado da capital a ocupar o cargo de projecionista. 

A curitibana, de 42 anos, é uma das poucas mulheres na cidade que comandam cabines de projeção nas salas de cinema, uma função historicamente realizada por homens. Apesar da predominância masculina na área, Vanessa não hesitou quando apareceu a oportunidade de trabalhar nesta função no Cine Passeio. 

“Desde a época das locadoras eu já era louca por filmes e quando apareceu essa oportunidade de entrar no ramo eu caí de cabeça, com medo, mas fui” comentou Vanessa.

Antes de chegar às cabines, a projecionista já havia começado a trilhar seu sonho de trabalhar com filmes no andar de baixo, abrindo as portas para receber o público que entra nas salas do Cine Passeio. A possibilidade de trabalhar com projeção surgiu depois de dois anos como funcionária do Cine Passeio. Sua determinação, bom humor e coragem para mergulhar em uma área até então desconhecida foram decisivos para ser contratada. 

Neste ano, Vanessa completa um ano na nova carreira e comenta com muita alegria todas as atividades que realiza para entregar a melhor qualidade de filmes para o público.

“Para os apaixonados, os mínimos detalhes fazem diferença, por isso sempre deixamos tudo cem por cento bonitinho, preparamos o filme que chega em um HD, conferimos a legenda, o volume, a imagem” conta. 

Além de Vanessa, outros dois projecionistas também trabalham no Cine Passeio e juntos eles passam às próximas gerações os conhecimentos da arte de projetar nas telonas, profissão que não possui curso de formação. A projecionista diz ter orgulho de fazer parte dessa categoria profissional.

“Não entrei aqui para bater de frente com ninguém, apenas quero meu espaço e mostrar que sou capaz, sendo mulher ou não. Meu próximo sonho é estar por trás das câmeras de verdade, vamos ver até onde eu consigo chegar” declara.  

 Texto e imagens reproduzidos do site: www bandab com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário