sábado, 18 de agosto de 2018

Cine Santana, em São José dos Campos/SP.




Funcionário do Cine Santana, Edson Neves mostra o projetor da década de 50.
Foto: Rogério Marques/OVALE

Publicado originalmente no site O Vale, em 20 outubro de 2017

Aos 65 anos, último cinema de rua resiste à época do 'the end' no Vale

Cine Santana, na zona norte de São José, mantém-se em atividade, resistindo à fase de expansão das grandes redes de filmes

Julia Carvalho@carvalho8123
São José dos Campos

Inaugurado em 12 de outubro de 1952, o Cine Santana, na zona norte de São José dos Campos, completa 65 anos. É o último cinema de rua da RMVale ainda em funcionamento, resistindo à tendência das grandes redes de filmes e à ocupação dos antigos salões por grandes lojas ou igrejas.

Como comemoração, o Cine Santana tem uma programação especial até o dia 27. O cinema, com capacidade de 800 espectadores, teve como proprietários iniciais José Quirino da Costa, José Francisco Natali e Fernando Navajas.

Possuía dois projetores de 35 milímetros, com iluminação a carvão (carbureto), proporcionando que o filme não tivesse que ser interrompido para troca dos rolos, fato comum nas salas de projeção da época.

Foi criado para exibição de filmes e apresentações de teatro, dança, entre outras manifestações artísticas. Nas décadas de 50 e 60, exibiu películas de Mazaroppi, de grandes produções cinematográficas nacionais, da Atlântida e da Vera Cruz, além de filmes internacionais.

Recebeu também grandes espetáculos, como Roberto Carlos, entre outros nomes.

O barbeiro Odilon de Moura, 70 anos, diz que o Cine Santana preserva a emoção de sua juventude. "O cinema era o grande acontecimento de meus fins de semana. Com amigos, eu vinha de Monteiro Lobato até o bairro de Santana para assistir aos filmes de Mazzaropi, comer pipoca e namorar'", conta.

TELONA.

Hoje, o espaço tem capacidade para cerca de 300 pessoas e possui 14 oficinas do programa Arte nos Bairros, que atende cerca de 200 alunos, além do projeto em parceria com o Museu de Imagem e Som do Estado de São Paulo (Ponto MIS), por meio do qual é exibida, todo mês, uma seleção de filmes nacionais e internacionais.

Há três anos, o empresário Ricardo Neves, que é apaixonado por cinema, sai de Itajubá (MG), onde mora, para passar os filmes em película de 35 milímetros no cinema.

"Quando eu era garoto trabalhei em um cinema muito parecido com o Cine Santana, por isso me apaixonei por este projeto e resolvi adotá-lo para que as pessoas conheçam um pouco do verdadeiro cinema".

O espaço cultural fica aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h.

Texto e imagens reproduzidos do site: ovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário