segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Antigo cinema do Colégio Estadual do Paraná (CEP)

Publicado originalmente no site do CEP, em 9 de julho de 2016 

Antigos projetores comprovam que já funcionou um cinema no CEP 

Poucas pessoas sabem, mas o Colégio Estadual do Paraná (CEP) também já serviu como palco para importantes projeções cinematográficas que encantaram estudantes e a sociedade curitibana nas décadas de 50, 60 e 70. Os antigos projetores, que ainda funcionavam com geradores de energia para queima de carvão, comprovam esta parte da história do colégio quando ainda serviam para importantes exibições feitas no auditório (cineteatro), com capacidade para cerca de mil pessoas.
  
 Seu Dante e as máquinas do cinema antigo

“Foi certamente um momento importante para história do colégio e também da cidade, afinal, a sociedade curitibana, e sua comunidade estudantil, dispunha de uma ampla sala de cinema dentro da escola, o que era possivelmente inovador para aquela época”, afirma João Paulo Lourenço Ortiz (Seu Dante), antigo funcionário e voluntário junto ao atendimento técnico.

Projetores antigos (destaque para o gongo na parede)

Os projetores ainda podem ser encontrados na antiga sala de projeção, no primeiro pavimento. Lá, estão as máquinas pesadas da marca Ciclex, de fabricação americana (conforme etiquetas original). As especificações técnicas mostram ainda que para o funcionamento adequado da lâmpada exigia-se uma geração de energia para 15-24 Volts. Também um complexo sistema de engrenagem era acompanhado por técnicos especializados, responsáveis pelo controle e movimentação do filme que passava na frente de poderosas lentes para amplificação a imagem final na tela de apresentação.

Filmes antigos

Seu Dante também afirma que o gerador precisava ficar acomodado em uma sala fechada, imediatamente abaixo da sala de projeção. “O barulho do equipamento não podia interferir nas transmissões”, confirma o antigo funcionário. Uma sineta, utilizada para anunciar o inicio da apresentação, ainda está fixada no local original, ao lado de uma antiga vitrola que também era usada para garantir música no ambiente antes e nos intervalos das exibições.

Gaveteiro de filmes

Segundo Dante, várias produções foram apresentadas no cineteatro desde a fundação. Um convênio era firmado com o Cine Palácio, que ficava na área central da cidade. “Todos os filmes que entravam em cartaz no cine Palácio eram depois enviados para serem exibidos no Estadual”, conta. Todos os equipamentos utilizados nas projeções cinematográficas dentro do CEP fazem parte do patrimônio histórico do colégio, que, este ano, completa 170 anos de existência.

Antigo toca-disco

Fonte: Sérgio Zaccaria (Zac)

Texto e imagens reproduzidos do site: cep.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário