quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Marcos Antônio Ferreira da Costa - O Marcos Cinema

Marcos Antônio Ferreira da Costa – ou simplesmente Marcos Cinema, como é conhecido 
Foto: Matheus Britto

Do site Jaboatao PE., publicado em novembro/2018

Jaboatão dos Guararapes/PE. exibe clássicos em 16mm

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, promoveu mostra Cinema à Moda Antiga. A sessão foi parte da 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes e aconteceu na Casa da Cultura Nobre de Lacerda, em Jaboatão Centro. Na ocasião, foram exibidos os clássicos “Tarzan”, de 1932, e “O Cangaceiro”, de 1953, todos filmados em 16mm. Os filmes fazem parte do acervo pessoal do cinéfilo Marcos Cinema, que é um dos homenageados do evento. Entradas gratuitas.

Cinéfilo nostálgico

Motorista aposentado, Marcos Antônio Ferreira da Costa – ou simplesmente Marcos Cinema, como é conhecido – é um homem analógico. Morador de Jaboatão Centro, seu amor pela sétima arte o levou a figurar entre os homenageados da primeira edição da Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes. Desde os 16 anos de idade, Marcos coleciona projetores de película 16mm, fotografias e cartazes antigos. Atualmente, o cinéfilo tem mais de 40 películas e garante que está sempre revendo as obras de seu acervo pessoal.

Apesar de confessar que já se rendeu aos dotes da modernidade e que encara assistir um filme no Youtube, Marcos não esconde o apego à Era de Ouro de Hollywood: “Tentei assistir ao novo filme do Tarzan e não consegui chegar nem na metade. Johnny Weissmuller é o Tarzan, nenhum outro tem o mesmo porte, a mesma qualidade de atuação. Eu assisto coisas novas, vejo filmes no Youtube, mas nada é mais prazeroso que o barulho de um projetor antigo numa sala de cinema”.

Fonte: jaboatao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário