quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Crítico de cinema Elinaldo Barros morre aos 74 anos em Maceió

Texto publicado originalmente no site G1 GLOBO AL, em 23 de julho de 2021  


Crítico de cinema Elinaldo Barros morre aos 74 anos em Maceió 


Com Mal de Parkinson, Elinaldo vinha enfrentando um câncer de próstata nos últimos anos. Ele faleceu na madrugada desta sexta-feira em um hospital particular. 


Por Vivi Leão, G1 AL 


O cinema perdeu nesta sexta-feira (23) um dos seus grandes admiradores e entusiastas. Crítico de cinema, professor e aficionado pelas narrativas cinematográficas, Elinaldo Barros morreu de câncer aos 74 anos em um hospital de Maceió nessa madrugada. 


Elinaldo sofria de Mal de Parkinson e, aos poucos, viu a sua saúde ficar cada vez mais debilitada. Em dezembro do ano passado, ele foi diagnosticado com câncer na próstata. 


O coordenador do Arte Pajuçara, parceiro de trabalho e amigo, Marcos Sampaio, o Marcão, contou ao G1 que estava ao lado de Elinaldo quando o crítico assistiu pela última vez a um filme no cinema. 


"Em 2013 ele já estava com sinais do Parkinson, o que trouxe uma debilidade imensa, mas preservando a sua memória, a sua capacidade de interpretação. O último filme que ele assistiu no cinema foi o Bacurau, nós assistimos juntos em 2019. Essa foi a última vez que ele esteve em um cinema", relembrou Marcão. 


Elinaldo parte, mas deixa um legado no cinema alagoano. Fosse como crítico ou como educador, o seu olhar sensível sobre a arte e a sua forma entusiasmada de traduzir os momentos do cinema encantavam quem o ouvia. 


"Elinaldo era uma verdadeira enciclopédia do cinema. Ele era um apaixonado pelo cinema brasileiro, um lutador, brigava pelo cinema nacional em um período onde havia um preconceito muito grande. Incentivou muito os produtores locais, foi curador do Festival de Penedo, trouxe para Maceió a sessão de arte, trazendo filmes que normalmente não entrariam no circuito. Foi um inspirador para todos nós", descreveu Marcão. 


Ao falar de cinema, Elinaldo convidava o ouvinte a atravessar um portal mágico. Logo, o universo dos irmãos Lumière ganhava um tom de aventura, e não era preciso ver a clássica cena de Cantando na Chuva para imaginar Gene Kelly sapateando enquanto cantarolava, tudo isso pela forma como o crítico traduzia os momentos que marcaram a história do cinema mundial. 


Durante décadas, Elinaldo Barros levou toda a sua vivência e processo de fruição para os ouvintes, telespectadores e leitores de Alagoas. Fazendo críticas e apresentando os novos sucessos do cinema. Em 1983, lançou o livro 'Panarona do Cinema Alagoano', que foi reeditado em 2010. 


Ele ensinou e inspirou. E assim como o tempo é preservado nas telas de cinema, seu entusiasmo e sua paixão pela sétima arte vão ser imortalizados no coração de amigos e alunos. 


"A paixão dele pelo cinema, o conhecimento que ele tinha inspirava a todos. Era uma figura humana espetacular. Elinaldo nos deixa um legado importante, livros, matérias, textos publicados, um acervo imenso e uma saudade que vai deixar no coração de todos os seus amigos. Eterno, Elinaldo será sempre eterno". 


Texto reproduzido do site: g1.globo.com 


VÍDEO: Elinaldo fala sobre seu amor pelo cinema 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário